Praça 16 de Setembro
A Praça 16 de Setembro já foi chamada de Jardim Público, e em seu projeto de restauração houve, em 1912, a inserção de esculturas do artista Chico Cascateiro, que trouxe elementos do naturalismo, uma vez que o artista utilizava cimento armado para trazer elementos naturais para a realidade urbana. As esculturas do artista se misturaram com elementos paisagísticos, tais como árvores frondosas e jardins floridos.
O resultado desse projeto artístico foi um belo e encantador jardim público que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico de Minas Gerais (IEPHA) em 1º de março de 1999 e posteriormente tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico do município de Caxambu.
O espaço além de grande importância artística, também conta com grande relevância, pois serviu de hospital de campanha para a Revolução Constitucionalista em 1932, quando o ex-presidente Juscelino Kubitschek (então capitão médico da Polícia Militar) trabalhou atendendo aos soldados feridos em combate que eram trazidos de Passa Quatro.
Voltar para Uma Luz na História (Autoguiado) :: Página Inicial