Parque das Águas Dr. Lisandro Carneiro Guimarães
O Parque das Águas de Caxambu, além de ser importante patrimônio natural da cidade, também pode ser considerado grande atrativo turístico municipal. É o local onde existe maior diversidade de águas do mundo, 12 fontes de águas minerais medicinais. A beleza paisagística do Parque pode ser apreciada em bosques, jardins e alamedas em estilo inglês, valorizando a paisagem natural, com formas curvas e arredondadas em seus caminhos, utilizando gramados extensos, valorizando as ondulações de seu relevo. Além disso, sua vegetação é diversificada, contando com plantas, flores e árvores de portes variados. São muitas as atrações disponíveis, para todos os gostos e idades: piscina adulto de 25 metros de água mineral além de piscina infantil, lago com pista para caminhada, quadras esportivas, parquinho para crianças, quiosques para descanso, rotas para caminhada e Parque da Ciência. Atração imperdível é a visita ao gêiser, único na região, jorrando água sulfurosa ligeiramente morna, a 24,3° diariamente pela manhã e proporcionando banhos medicinais inesquecíveis.
Horário de funcionamento:
|
|
Acesse a cartilha “Vamos passear no Parque das Águas de Caxambu?”. |
![]() |
No interior do Parque das Águas também podemos encontrar o Balneário Hidroterápico, uma exuberante construção que teve seu primeiro prédio inaugurado em 1879. Posteriormente, as reformas apresentaram o estilo neoclássico, ricamente ornamentado com vitrais franceses, concluído na década de 1920. Sua característica arquitetônica resgata a cultura greco-romana, por sua uniformidade, simplicidade composicional e espacial, além do uso e valorização de elementos arquitetônicos do Classicismo, como suas colunas, cúpula de fachada reta. Os vitrais, em estilo gótico francês foram feitos com pedaços de vidros coloridos e pintados que, vistos do interior do balneário, mostram um belíssimo cenário. Os azulejos e pisos portugueses e ingleses formam belíssimos mosaicos e desenhos.
O balneário também foi tombado pelo IEPHA, como Patrimônio Histórico e integra o Conjunto Paisagístico e Arquitetônico do Parque das Águas e do seu entorno. Em seu interior são oferecidos diversos tipos de banhos, duchas e saunas, divididos em duas alas, feminina e masculina, além de uma relaxante piscina térmica de hidroterapia e cromoterapia.
Além do balneário, outra atração imperdível, para se ter uma bela vista panorâmica do Parque das Águas, é o Teleférico. O trajeto de subida e descida é feito em cadeirinhas individuais, suspensas por cabo tracionado. Agradável passeio que permite apreciar a riqueza paisagística do parque e seu entorno. A entrada do teleférico localiza-se na Av. João Pessoa, s/nº e funciona diariamente de 9h às 17h, com exceção de terça e quarta-feira. O telefone para maiores informações sobre o passeio de teleférico é (35) 98848-0572.
As 12 Fontes
Dom Pedro
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, fluoretada e radioativa. Indicada para problemas digestivos; dispepsia e digestões lentas, purifica o sistema hepato-renal. Não recomendada para gastrite.
Dona Leopoldina
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, sódica e fluoretada. Normaliza as funções gastrointestinais e hepatobiliares.
D. Isabel / Conde D’Eu
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e ferruginosa. Indicada como tônico geral, com ação anti-anêmica.
Duque de Saxe
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e sulfurosa. Indicada para o fígado e vesícula biliar; laxativa. Antisséptica e desintoxicante do aparelho digestivo. O gás sulfídrico é indicado para o aparelho respiratório.
Beleza
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e ferruginosa. Rica em sais minerais, é um grande tônico para o organismo. Possui efeito calmante, hidratante e nutritivo para a pele. Indicada para problemas alérgicos.
Viotti
Água mineral carbogasosa, ferruginosa, fluoretada e radioativa. Possui efeito diurético e depurativo; é utilizada para dissolver cálculos renais.
Venâncio
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e radioativa. Indicada para hipertensão arterial. No passado foi utilizada em banhos carbogasosos.
Mayrink nº 1
Água mineral carbogasosa e radioativa. Utilizada para gargarejos. É anti-séptica e anti-inflamatória.
Mayrink nº 2
Água mineral carbogasosa, fluoretada e radioativa. Indicada para irritação nos olhos.
Mayrink nº 3
Água mineral carbogasosa, fluoretada e radioativa. Utilizada no engarrafamento, em diferentes banhos do balneário e nas piscinas.
Ernestina Guedes
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada, ferruginosa e radioativa. Indicada para doenças dermatológicas.
Gêiser Floriano de Lemos
É um tipo de água mineral com erupções periódicas e jatos de até 5 metros, devido a pressões de gases (gás carbônico) existentes na mesma. Não é um verdadeiro gêiser geotermal, cujas temperaturas são elevadas; esta variante é denominada gêiser de água fria (27º C).