Visite a exposição “Antiga Terra dos Faraós” no Museu de Caxambu

Dia 27 de setembro às 17h ocorreu a inauguração da exposição Antiga Terra dos Faraós, no Museu Histórico e Genealógico de Caxambu.
Essa exposição foi cedida pelo Museu Egípcio e Rosa Cruz de Curitiba, local com o maior acervo de egiptologia nacional.
Ela estará em exibição até 31 de dezembro.
Venha visitar!

O Museu Histórico e Genealógico de Caxambu funciona de terça a domingo.
Terça a Sexta – 9h às 17h
Sábado – 9h às 12h e 13h às 17h
Domingo – 9h às 12h

A exposição é composta de 80 réplicas executadas por artistas plásticos da cidade de Curitiba e que fazem parte do acervo daquele Museu. São imagens que representam quatro segmentos da vida cotidiana do Egito Antigo: o poder faraônico, a sociedade egípcia, a religião e os aspectos da mumificação dos reis.


O Antigo Egito, a exemplo de outras civilizações orientais, propiciou à humanidade avanços significativos em diversas áreas do conhecimento, e não restam dúvidas de que o egípcio foi um povo notável, que nos legou uma extraordinária herança cultural, a qual pode ser atestada em cada uma das maravilhas que foram, desde o século XIX, desenterradas e investigadas por grandes arqueólogos, que nos proporcionaram, por exemplo, a abertura do túmulo do faraó Tuthankamon, da decifração da escrita egípcia por JeanFrançois Champollion, até as mais recentes revelações em Gizé e Saqqara pelo consagrado egiptólogo Dr. Zahi Hawass, diretor do Museu Egípcio do Cairo e uma das mais respeitadas autoridades no assunto.


A exposição conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Caxambu, do Departamento de Cultura e do Conselho do Museu e tem como curador o museólogo Paulo Paranhos. Essa a exposição se propõe a levar, ao universo escolar do município de Caxambu e todo seu entorno e para o público em geral, um exemplo daquilo que foi acumulado ao longo de séculos por uma das mais importantes civilizações da Antiguidade.

Compartilhe esta página.
error

Enjoy this blog? Please spread the word :)