III Encontro de Folias de Reis

Dia 27 de julho em comemoração ao dia da cultura mineira aconteceu em Caxambu o III Encontro de Folias de Reis.

A folia de reis é uma manifestação cultural e religiosa, no qual os grupos se organizam em devoção aos Reis Magos e ao Menino Jesus. A tradição das folias tem origem ibérica, e constituem uma das celebrações mais antigas e difundidas no Estado de Minas Gerais. O que as fez tornarem-se importante na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineros, além de constituir importante patrimônio cultural mineiro e terem sido registradas como patrimônio imaterial de Minas Gerais em janeiro de 2017.

A realização do encontro foi da Prefeitura Municipal de Caxambu – secretaria de Turismo e Cultura, como uma ação da 7ª jornada do patrimônio de Minas Gerais.

O Encontro começou na Igreja Nossa Senhora dos Remédios quando as Companhias receberam a Benção do padre Nelson, depois o cortejo seguiu até a Praça 16 de Setembro, onde as Companhias se apresentaram no Coreto, após a apresentação foi servido um tradicional almoço na Escola Padre Correia para os foliões e para toda a população caxambuense. Após o almoço o prefeito Diogo Curi entregou os certificados de participação e agradecimento para as Companhias participantes e sorteou 11 metros de chita, quando todas as companhias cantaram agradecendo ás cozinheiras e ao Prefeito.

Agradecimentos: Wandinha, Ratinho e sua equipe, Secretaria de Educação, Escola Padre Correia – Diretora Ana Maria, Paróquia Nossa Senhora dos Remédios – Padre Nelson, Casa Pena, Rosendo Pena, Ponto Certo, Kamino, Quitanda do Ney.

Fotos: Bruno Souza

Compartilhe esta página.
error

Enjoy this blog? Please spread the word :)